Como é feita uma cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é um procedimento, que retira o cristalino danificado, que causa a visão embaçada. Durante o procedimento, a inserção de uma lente intraocular permite corrigir o grau dos óculos.

Há 3 tipos de cirurgia de catarata:

• Facoemulsificação (FACO): neste procedimento é utilizada anestesia local, e o cristalino danificado é aspirado através de uma micro incisão e substituído por uma lente intraocular flexível, sem a necessidade de pontos.

• Femtosegundo laser: nesta técnica, a micro incisão é feita a laser, o que permite melhor precisão, e como no procedimento anterior, o cristalino danificado é aspirado e substituído por uma lente intraocular, da qual o oftalmologista decide se será a flexível ou a rígida.

• Extração extracapsular do cristalino (EECP): técnica pouco utilizada, feita com anestesia local, e consiste em remover todo o cristalino de forma manual, e substituí-lo por uma lente intraocular rígida. Nesse procedimento é necessário finalizar com pontos ao redor de todo o cristalino, e sua recuperação leva de 30 a 90 dias.

Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais simples e segura será a cirurgia e mais rápida a recuperação, por isso, se consulte com um oftalmologista regularmente.

Adicionar o seu comentário