A Retinopatia diabética é uma complicação resultante da diabetes, que causa danos aos vasos sanguíneos da retina (responsável por formar a imagem), afeta, geralmente os dois olhos e se não for devidamente tratada pode levar a perda da visão.
Os sintomas incluem moscas volantes, borrões, sombras no campo de visão e dificuldade de diferenciar cores, mas na maioria das vezes, estágios iniciais não apresentam sintomas, por isso é recomendado que pessoas com diabetes realizem uma consulta ao menos uma vez por ano, pois com o diagnóstico precoce, há tratamentos que podem impedir a progressão da doença.
A retinopatia diabética é diagnosticada através de um abrangente exame oftalmológico que inclui desde a história clinica do paciente até testes que avaliam a saúde da retina, e seu tratamento varia de acordo com o avanço das complicações, casos mais leves são tratados com um cuidadoso controle da diabetes, já casos avançados podem requerer tratamento a laser ou cirurgia.


Sou diabética, 66 anos, fiz lazer em ambos os olhos, confio muito no profissionalismo do Dr Polo. Espero poder voltar logo para dar continuidade. Parabéns pelo trabalho eficiente.”
Selma Rodrigues de Souza

